Fernanda Yamamoto

Na segunda-feira fui ver a palestra da Fernanda Yamamoto que fazia parte da programação da Mostra de Design. Aconteceu lá na Cupcake, aos fundos da loja montaram um mini-auditório com telão e som que ficou ótimo!

A Fernanda é uma graça, um pouquinho tímida e com aquele sotaque paulista que eu amo, contou que nunca pensou em fazer moda (ela cursou Administração) e só depois de formada foi procurar alguns cursos noturnos até ir estudar durante 2 anos na Parsons em Nova York. Voltando fez alguns estágios com pessoas bacanas, tipo Jum Nakao e Alexandre Herchcovitch (na área de desenvolvimento de produto) e apresentou uma coleção pela primeira vez no Rio Moda Hype em 2008. No final de 2009 ela inaugurou uma loja na Vila Madalena, que funciona como loja, espaço de exposições, oficinas e tudo mais. Lá vende a marca própria e outras marcas bacanas desse Brasilzão, como Julia Valle (yeah!), In.Use, Sandra Lima e os acessórios de Rosely Kayumi.

Amei entender melhor o processo criativo dela e a construção das coleções. Um trabalho super bem feito onde o modo de fazer e as técnicas aplicadas são as vezes até mais importantes do que o resultado que se quer alcançar. Foi nessa que ela desenvolveu novos materiais, como um maravilhoso que mistura feltro de lã merino (feito no ateliê da Fernanda) com gaze de seda, junto com linha de bordado de algodão. Não entendeu? É dificil mesmo…

A Fernanda passou esse video pra gente mostrando como que o feltro era tradicionalmente feito. Basicamente a lã é comprimida e com o calor e atrito os fios se misturam formando o feltro. O resultado é quase um algodão de lã merino, um bocado diferente do feltro industrializado de artesanato que costumamos ver por aí.

A partir dessa técnica, foram desenvolvidos vários trabalhos usando inclusive o feltro industrializado junto com o feito por eles e a seda. Esse look aqui de baixo estava lá na Cupcake e só vendo de perto e colocando a mão mesmo consegui visualizar o processo e o resultado. A parte de cima da roupa tem uma camada de gaze de seda no forro, uma camada de feltro de lã merino, bolinhas de feltro industrializado, uma trama de linha de algodão e uma camada de gaze de seda por cima. Esse painel na saia é a gaze de seda com o feltro de merino, que foi feltrado diretamente na seda, entrando nas tramas do tecido e ficando presinha ali.

Ela também produziu um tecido-papel, usando uma malha de linha de algodão como base, aplicando feltro e despejando massa de papel washi (um papel tradicional japonês). O resultado é de uma delicadeza impressionante!

Look com tecido-papel na blusa e saia com painel em látex. Aqui embaixo uma fotinha ruinzinha de celular mostrando o tecido-papel de perto!

E pra fechar o post, as dicas mais importantes da Fernanda:

– Criatividade é 99% transpiração e 1% inspiração.

– Seja NERD!

– Experimente, e erre.

– Pesquise, leia, vá além do universo da moda.

– Ouse!

Adorei! Muito obrigada à Cupcake pelo convite e também pelos ingressos do sorteio aqui no blog. Na segunda foram o Getúlio Amaral e a Maria Emilia (que infelizmente não tive oportunidade de conhecer!)

por isadora

Deixe um comentário

Arquivado em Inspiração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s