Polêmico

Muito se fala sobre cópias e versões inspired no mundo da moda. A verdade é que um assunto multi-facetado e muito complexo, e é difícil formular uma opinião real – e final! sobre o assunto.

Vamos fazer uns estudos de caso? Por exemplo: você está há meses sonhando com a Alexa da Mulberry, e sabe que provavelmente não vai ter como comprar (falta de grana, ou de coragem!), aí eu apareço aqui no blog mostrando a “versão” que tá a venda na Mercado por R$ 159,00. Você vai correndo lá e compra toda feliz, por que satisfez super bem seu desejo de ter uma bolsa naquele estilo (não daquela marca, por que a bolsa não tem uma etiqueta fake da Mulberry). Ainda bem que lá na China eles tem internet pra ver as últimas it-bags e fazer igual em couro sintético!

Ou então você faz que nem a Chata de Galocha e compra um colar por mais de 100 doletas e depois entra em um dos seus sites prediletos de compras, o Bleudame (como já diziam: “lá sempre tem as ultimas modas, super baratinho!”) e vê que tem um igual-quinem por 25 dólares. Aí você fica com raiva. Por que você pensa: “poxa, paguei caro nesse colar, e agora vai ter um tanto de gente com um igual e ainda pagaram bem menos que eu”. E acha um absurdo e cara de pau esse povo que copia.

Qual é a conclusão então? Que tudo vai depender de qual lado da moeda você está, e convenhamos que você pelo menos uma vez na sua vida vai passar por um lado e pelo outro também. Se voce comprar a versão barata, vai se sentir espertinha, e se comprar a versão cara vai achar um absurdo.

E é assim que a roda da moda gira. Todo mundo copia gente. E não é só no Brasil não. A cópia (de novo, não estou falando sobre falsificação) faz parte do ciclo da moda contemporânea.

O Luigi postou esse vídeo e eu recomendo MUITO assistir. Tem também um post dele falando sobre o assunto que complementa bem.

ps: as vezes também tenho meus momentos de raiva com cópias. Tipo nas passarelas do SPFW principalmente. Eu não disse que era controverso e complexo?

by isadora

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Polêmico

  1. Então… Queria só esclarecer que meu pensamento não é “poxa, vai ter um monte de gente com o mesmo colar que eu”… Não vejo problema nenhum nisso!! O que queria dizer com aquele post é que me sinto enganada como consumidora quando compro uma cópia sem saber que é cópia… No caso do Bleudame, eles escancaram que aquele produto é copiado, e quem comprar, compra consciente disso. No caso do outro exemplo do post, a bolsa, não. BJ!

    • zazoza

      Ops, não quis dizer que era isso que te incomodava! Desculpa se deu essa impressão, só quis usar seu exemplo da Bleudame hehehe. Beijo!

  2. Nanda

    Minha Isadora (por um segundo, tive vontade de te chamar de minha estagiária, porque aí ia me sentir o “O”),

    assumo, é meu primeiro comentário aqui, mas juro que já tinha entrado antes!!!!
    Amei seu blog, ainda mais porque conheço voce e ele é tão sua cara…e ainda, voce é tão pequenina ainda! nem consigo acreditar no seu profissionalismo!!!
    Sempre que voce tiver dicas boas e baratas me avisa, como voce sabe, sou a rainha do Centro!

    Voce arrasa, pequena, como sempre!!! Beijos de sua fã, Nanda

    • zazoza

      Nanda! Amei seu comentário e aguardo ansiosamente os próximos!!!! E não quero nem saber, quero sempre. hahahaha
      Também sou sua fã, afinal de contas voce é a rainha do centro! kk
      Beijos

  3. Morro de rir quando copiam algo carérrimo que não vale o preço e só existe pra atender à diferenciação social (e não pessoal, de afirmação de estilo), o velho e horroroso esnobismo sabe?!

  4. Kathyuscia

    Palmas para a honestidade. Também passo de um lado para o outro.

Deixe uma resposta

